Nave Tech-AC envolve alunos em evento sobre inovação tecnológica

publicado: 13/03/2023 16h03, última modificação: 13/03/2023 16h03
Nave Tech-AC envolve alunos em evento sobre inovação tecnológica.jpg

O projeto de extensão Núcleo Avançado de Empreendedorismo e Tecnologia do Acre (Nave Tech-AC), da Ufac, promoveu a palestra “Ecossistemas de Inovação no Estado do Acre” e um desafio a equipes de estudantes, as quais competiram na criação de problemas e apresentação, em três minutos, de propostas para solucioná-los. As atividades ocorreram no âmbito do evento Nave Ideas, realizado no sábado, 11, no laboratório do projeto, na Biblioteca Central, campus-sede.

A palestra foi promovida em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC). No desafio, os jurados convidados do Sebrae-AC, Rosa Nakamura, Luan Sarkis e Ilmara Braga, puderam avaliar cada ideia, investindo até 1 milhão de “navecoins”, moeda fictícia, nas propostas.

As integrantes da equipe vencedora (Ana Heloísa, Gleice Beatriz, Maria Clara, Mayara Silva e Rayly Gomes) abordaram uma solução colaborativa de materiais didáticos e de planejamento educacionais com o objetivo de aumentar a produtividade em sala de aula.

Nave Tech-AC envolve alunos em evento sobre inovação tecnológica

“O evento é uma oportunidade única para os alunos do projeto Nave Tech exercitarem sua criatividade e desenvolverem ideias inovadoras capazes de impactar positivamente a comunidade”, disse o instrutor sênior do projeto, Francisco Passos. “Acredito fortemente que eventos dessa natureza são imprescindíveis para fomentar o empreendedorismo e a inovação na comunidade local.”

Segundo a coordenadora do projeto, professora Catarina de Souza Costa, o Nave Tech-AC busca ativar o ecossistema de inovação no Estado do Acre. “Foi um dia bem produtivo, de compartilhamento de ideias, discussões e muito conhecimento. Os alunos puderam ter a experiência de apresentar suas ideias a profissionais altamente capacitados em inovação e empreendedorismo e receber feedbacks para melhorar suas ideias.”

O Nave Tech-AC é fruto de uma parceria entre a Ufac e a Samsung, por intermédio da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape). Tem como objetivo capacitar 360 pessoas, que incluem alunos de instituições de nível superior, profissionais do mercado de trabalho, empreendedores e interessados em tecnologias digitais.