Notícias

Palestra aborda assédios moral e sexual no ambiente de trabalho

publicado: 05/06/2023 07h35, última modificação: 05/06/2023 07h36
050620233.jpeg

A Ufac realizou a palestra “Prevenção dos Assédios Moral e Sexual”, ministrada pelo professor do curso de Direito e superintendente regional do Trabalho, Leonardo Lani de Abreu. O evento ocorreu na sexta-feira, 2, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, e reuniu chefias administrativas e acadêmicas da instituição. 

050620235.jpg

O palestrante esclareceu os tipos, causas e consequências dos assédios moral e sexual que podem existir no ambiente administrativo, além de reforçar as leis que tratam da dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho. “O enfrentamento dessas práticas exige a colaboração ativa de todos os integrantes da organização, haja vista que ninguém está livre de cometer ou ser vítima de assédio”, afirmou. 

050620234.jpg

Também foram apresentadas alternativas para prevenção dos assédios e orientações a vítimas para o enfrentamento das situações. “Para que haja uma mudança de mentalidades e hábitos dentro das instituições, em consonância com o respeito à dignidade humana, é imprescindível o estabelecimento de uma política de tolerância zero quanto ao assédio, única saída para desnaturalizar comportamentos aviltantes e instituir uma cultura interna de respeito aos direitos humanos”, acrescentou Lani de Abreu.

Também estiveram presentes no evento a reitora Guida Aquino e o vice-reitor Josimar Batista.

Leia mais: Cartilha da Ufac oferece orientações sobre assédios moral e sexual

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)