Parfor da Ufac forma 169 professores no interior do Estado

publicado: 18/07/2023 10h17, última modificação: 18/07/2023 12h19
180720234.jpeg

A Coordenadoria de Apoio à Interiorização e de Programas Especiais da Pró-Reitoria de Graduação da Ufac realizou a colação de grau do curso de Pedagogia nos municípios de Feijó, Jordão, Santa Rosa do Purus e Tarauacá, nos dias 10, 11, 14 e 15 de julho. Formaram-se 169 pedagogos.

Eles participaram de turmas do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor), programa criado para permitir a professores em exercício na rede pública de educação básica o acesso à formação superior exigida na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

180720236.jpg

Em Feijó colaram grau 58 alunos; Jordão, 43; Santa Rosa do Purus, 40; e Tarauacá, 28. “Muitos dos novos formados são os primeiros de suas famílias a terem um nível superior”, disse a reitora Guida Aquino. “O interior do Estado ainda precisa avançar com o ensino superior e a Ufac tem lutado para levá-lo a todos os cantos do Acre.”

Maria da Silva, 59, de Tarauacá, foi uma das novas licenciadas. Ela relatou que quase desistiu da graduação, mas recebeu apoio dos colegas de turma. “Meu sonho era ser alguém na vida; estudar, fazer faculdade. Meu pai era seringueiro, agricultor, e não podia dar uma escola para gente. Eu não podia estudar porque tinha que ajudar meu pai na roça. Por isso, tive muita dificuldade de estudar cedo. Então eu concluí esse curso depois de ser mãe de seis filhos.”

180720235.jpg

Janaina de Souza também foi aluna do Parfor. Ela foi diagnosticada com câncer de ovário no início da graduação, mas mesmo com o tratamento conseguiu concluir o curso de Pedagogia. “Quando eu descobri que estava com câncer, não pensei em desistir porque esse era meu sonho desde a infância: cursar o ensino superior. E hoje realizei minha colação de grau junto com meus familiares”, contou.

Confira a galeria de fotos:

180720237.jpg