Pesquisa relaciona atividade física e desempenho escolar

publicado: 14/02/2023 11h24, última modificação: 15/02/2023 17h18
140220233.jpeg

O professor e pesquisador, Miguel Bertolini, com uma equipe de quinze docentes da Ufac, estão realizando um projeto de pesquisa acadêmica que trata da relação entre atividade física e obesidade com o desempenho escolar.

A pesquisa, que terá duração de nove anos e será feita inicialmente com alunos do 1° ao 9° ano do ensino fundamental e médio do Colégio de Aplicação da Ufac (CAp) e Instituto São José, busca avaliar marcadores de saúde como variabilidade da frequência cardíaca e força através de questionários e avaliações antropométricas para compreender como a prática de atividade física e o sedentarismo impactam nas áreas de linguagem e lógica de estudantes acreanos.

O coordenador da pesquisa destacou a necessidade do estudo frente aos impactos da pandemia na condição física dos jovens, “Tivemos uma queda no desempenho escolar de alunos por todo o Brasil e um acréscimo de peso, ou seja, essas crianças começaram a ficar com sobrepeso e até mesmo obesidade, tendo um decaimento drástico na prática de atividade física”, comentou Miguel.

140220234.JPG