Pibid de Letras/Português auxilia alunos da rede pública no Enem

publicado: 06/11/2023 14h29, última modificação: 06/11/2023 14h48
Pibid de LetrasPortuguês auxilia alunos da rede pública no Enem.jpg

Os bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do curso de Letras/Português da Ufac, realizaram uma visita à Reitoria para apresentar as ações desenvolvidas na preparação de alunos de escolas públicas de Rio Branco para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023. O encontro contou com estudantes, professores e membros da gestão, e ocorreu na quarta-feira, 1, no campus-sede.

Com o tema “Possibilitando Sonhos”, o Pibid Letras/Português nesta edição é coordenado pela professora Márcia Verônica Ramos, com 24 bolsistas atuantes no Colégio de Aplicação (CAp), Colégio Estadual Armando Nogueira e Instituto Federal do Acre. O programa atende, em média, de 450 a 500 alunos por ano. Em 2023, os bolsistas realizaram aulas e oficinas semanais, voltadas para conteúdos de literatura, gramática e texto dissertativo-argumentativo, matérias do Enem.

O reitor em exercício, Josimar Ferreira, ressaltou a importância do Pibid para permanência dos estudantes na universidade. “Para além do processo educacional, a fixação desses acadêmicos, muitas vezes, depende de uma bolsa. Nosso objetivo é ampliar cada vez mais esses movimentos e garantir que os egressos retornem e ocupem a Ufac.”

O estudante Ryquelmy Sampaio destacou a importância do programa para sua trajetória acadêmica. “Essa experiência vale os 18 meses de trabalho nas escolas. É muito bom ver alunos que já dei aula de redação na rede pública inseridos na Ufac. Fico feliz em fazer parte disso e ajudar essas pessoas.”

Também estiveram presentes na reunião a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; e o professor e supervisor do programa no CAp, Amilton Queiroz.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)