Planejamento Estratégico discute diversidade e inclusão acadêmica

publicado: 25/08/2023 13h39, última modificação: 25/08/2023 13h39
250820231.jpeg

A Ufac promoveu duas mesas temáticas sobre inclusão e diversidade no ensino superior. A primeira mesa teve como tema “Nada sobre Nós, sem Nós”; a segunda, “Mulheres Pretas, Indígenas e Transexuais”. O evento, que encerrou uma etapa do Planejamento Estratégico da Ufac 2024-2033, ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, no anfiteatro Garibaldi Brasil, e foi transmitido ao vivo pelo canal UfacTV no YouTube.

A reitora Guida Aquino ressaltou a importância de encerrar essa fase do Planejamento Estratégico com a temática da inclusão. “Hoje nós precisamos tornar nossas universidades cada dia mais inclusivas. Uma universidade pública, gratuita e de qualidade tem que ser inclusiva em todos os sentidos, com políticas de ações estudantis construídas coletivamente.”

250820232.jpg

A mesa “Inclusão e Diversidade no Ensino Superior: Nada sobre Nós, sem Nós” contou como palestrantes o professor Israel Bissat Amim; a estudante do curso de Pedagogia, Stephanie Vida; o estudante do curso de Direito, José Aurismar Braga da Silva; e a estudante do curso de Psicologia, Milena de Jesus Silva. O debate foi mediado pela servidora técnico-administrativa Naliny Arantes Bezerra e teve como foco a inclusão no ensino superior a partir de vozes que representam pessoas com deficiência ou transtorno global do desenvolvimento e pertencentes à comunidade universitária.

A mesa “Inclusão e Diversidade no Ensino Superior: Mulheres Pretas, Indígenas e Transexuais” contou como palestrantes a servidora técnico-administrativa Michele Franco de Sá; a professora Sulamita Rosa da Silva; e a estudante do curso de especialização em Educação das Relações Étnico-Raciais, Liliane Puyanawa. A discussão foi mediada pela servidora técnico-administrativa Fabiana Chaves e abordou a inclusão dessas mulheres nos espaços historicamente que lhes foram negados, inclusive o acadêmico.

Essas foram as mesas 8 e 9, respectivamente, que encerraram essa etapa do Planejamento Estratégico, que tem a intenção de definir os caminhos da universidade pelos próximos dez anos.

Também participou da solenidade de abertura das mesas temáticas o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid.