PPG-Cita realiza workshop sobre desafios para Amazônia

publicado: 14/11/2023 14h07, última modificação: 14/11/2023 14h30
CITA.jpg

O programa de pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-Cita), da Ufac, realiza seu 2º workshop, com o tema “Oportunidades e Desafios para a Amazônia”, visando estimular discussões e troca de conhecimentos. A programação conta com palestras, mesa-redonda, minicursos, apresentação de trabalhos e concurso de fotografia. O evento começou nesta segunda-feira, 13, e prossegue até sexta-feira, 17, no Bloco dos Mestrados, campus-sede.

Na abertura, o vice-reitor Josimar Ferreira, representando a reitora Guida Aquino, ressaltou a importância do workshop e da participação dos estudantes. “A tecnologia sempre vai ser pautada. Cada um tem um papel importante nesse processo. Conseguimos fortalecer a pós-graduação, trazendo desenvolvimento para nosso Estado.”

Segundo a coordenadora do evento, Leila Priscila Peters, a programação é interdisciplinar, englobando saúde, ciências agrárias, meio ambiente, cooperativismo e empreendedorismo na região amazônica. “O objetivo é permitir uma interação entre os pós-graduandos, a comunidade acadêmica e palestrantes, para uma melhor formação dos discentes e para buscar entender o que está acontecendo na área de inovação e tecnologia”, disse.

Para o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, a ciência é um elemento de transformação social e deve estar no ensino básico. “As pessoas da periferia precisam ter acesso a isso, precisamos colocar paixão científica no coração das crianças”, comentou.

O aluno Sidney Lima do Nascimento destacou que o encontro promove o diálogo entre diferentes esferas da sociedade, fomentando pesquisa, inovação e buscando soluções sustentáveis para a Amazônia. “Representa uma oportunidade única de aprender e debater questões fundamentais para o desenvolvimento da região. Estou ansioso para absorver todo conhecimento transmitido pelo evento.”

(Edilardia Idalgo, estagiária Ascom/Ufac)