Presidente da Apex-Brasil palestra no Curso de Engenharia Florestal

publicado: 14/09/2023 08h42, última modificação: 14/09/2023 10h35
JV.jpg

O curso de Engenharia Florestal da Ufac, em conjunto com o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Caef), o Centro Acadêmico de Engenharia Agronômica (Caagro) e a Empresa Florestal Jr promoveram a palestra "As Oportunidades de Exportação dos Produtos Compatíveis com a Floresta", com o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana. O evento ocorreu na segunda-feira, 11, no campus-sede da Ufac.

Durante a palestra, Jorge Viana destacou a importância da relação entre a sustentabilidade e o sucesso nas exportações de produtos florestais. Ele enfatizou que o Brasil possui um enorme potencial para exportar produtos derivados das florestas, como madeira certificada, produtos não madeireiros e serviços ambientais, desde que essas atividades sejam conduzidas de forma responsável e sustentável.

Jorge Viana também discutiu a necessidade de valorizar a imagem do Brasil como um país que se preocupa com a preservação das florestas e a proteção do meio ambiente. Isso não apenas abre portas para mercados internacionais mais exigentes, mas também contribui para a conservação das riquezas naturais do país.

A palestra promovida pelas entidades estudantis e pelo curso de Engenharia Florestal representou um importante exemplo de como a universidade pode servir como ponte entre o conhecimento acadêmico e as demandas do setor produtivo. Além disso, eventos como esse estimulam o engajamento dos estudantes em questões cruciais para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

Ao encerrar a palestra, Jorge Viana destacou a importância de os futuros engenheiros florestais e agrônomos estarem comprometidos com a conservação dos recursos naturais e com a promoção de práticas sustentáveis na exploração das florestas e seus recursos. Ele reforçou a ideia de que o setor florestal é estratégico para o país e que os profissionais formados na Ufac têm um papel fundamental nesse contexto.