Proex entrega materiais para programa Mulheres Camponesas

publicado: 15/12/2023 16h29, última modificação: 15/12/2023 16h30
Proex entrega materiais para programa Mulheres Camponesas.jpg

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da Ufac realizou entrega simbólica de materiais, como carrinho de mão, roçadeiras, entre outros, para o programa de extensão Mulheres Camponesas. A programação teve declamação de poemas, palestra e café da manhã. O evento ocorreu nesta sexta-feira, 15, no auditório da Adufac, campus-sede.

O programa é uma parceria com o Movimento Mulheres Camponesas, coordenado pela universidade, por meio de emenda parlamentar da deputada Perpétua Almeida (PCdoB).

O pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, falou da importância do programa não só para mulheres camponesas, mas também para alunos e servidores. “É educativo e permite conhecer os problemas locais para ter uma formação cidadã.”

A coordenadora do programa, Maria Ariádina Cidade Almeida, ressaltou que a entrega dos materiais vai fortalecer e melhorar a construção de hortas e galinheiros. “O projeto visa incentivar os quintais produtivos e, com isso, melhorar a alimentação das famílias das mulheres camponesas; que elas tenham condições de chegar ao mercado.” Segundo ela, o enfoque do projeto é ecológico. “Para cuidar do meio ambiente, respeitando as nascentes dos rios e do consumidor final.”

A coordenadora de articulações políticas do programa, Geovana Castelo Branco, enfatizou o potencial econômico do projeto. “Com o fortalecimento dos quintais produtivos, as mulheres terão mais produtos para comercializar, ter sua própria renda e romper o ciclo da violência contra a mulher no campo, que também é uma das lutas do programa.”

(Edilardia Idalgo, estagiária Ascom/Ufac)