Professora da Ufac participa de seminário sobre degradação florestal

publicado: 23/03/2023 14h14, última modificação: 23/03/2023 14h14
230320231.jpeg

A professora Sonaira Silva, coordenadora do Laboratório Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), da Ufac, participou do seminário Degradação das Florestas Amazônicas: Um Diálogo entre Ciência e Sociedade em Busca de Soluções, que ocorreu em 13 de março no Museu Paraense Emílio Goeldi, em Belém. Ela foi moderadora da mesa-redonda “Caminhos para Reduzir a Degradação Florestal”.

Sonaira participa como coautora do artigo “The Drivers and Impacts of Amazon Forest Degradation” (Fatores e impactos da degradação florestal na Amazônia), publicado na revista Science (vol. 379, n.º 6.630). Segundo o estudo, o fogo, a extração ilegal de madeira e o efeito de borda da agricultura, causados pela ação humana, estão entre os principais fatores de degradação da floresta.

A professora explicou que esses fatores comprometem mais de um terço (38%) de toda a cobertura florestal que ainda resta na Amazônia. Diferente do desmatamento, onde a vegetação é suprimida e a floresta deixa de ser floresta, na degradação a vegetação permanece na área, mas em diferentes estágios de degeneração, com perda de biodiversidade e impacto negativo na provisão dos serviços ambientais.

230320232.jpeg

“Esse evento permitiu compreender que a definição e o tipo de impacto podem mudar entre os diferentes atores, pesquisadores, comunidade e governo”, disse Sonaira. “Entretanto, todos concordam, a degradação florestal é preocupante e impacta toda a sociedade; precisamos unir esforços em busca de solução para nos adaptar ao novo normal.”

O evento foi transmitido pelo canal do Museu Paraense Emílio Goeldi no YouTube. E foi organizado pelo museu e por: Embrapa Amazônia Oriental, Universidade de Lancaster (Reino Unido), Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), Woodwell Climate Research Center, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam) e governo do Estado do Pará.

Leia mais: Artigo analisa impactos da degradação florestal na Amazônia