Notícias

Professores da Ufac participam de reunião com Marina Silva

publicado: 25/07/2023 12h34, última modificação: 25/07/2023 12h35
Professores da Ufac participam de reunião com Marina Silva.jpg

A professora Andréa Alechandre, do Parque Zoobotânico (PZ) da Ufac, e o professor Willian Flores, do campus Floresta, participaram de reunião com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. A pauta foi a atual situação do processo de desmatamento e queimadas na reserva extrativista (Resex) Chico Mendes. O encontro ocorreu na sexta-feira, 21, em Brasília.

Andréa Alechandre apresentou a experiência do PZ na formação da juventude extrativista do seringal Porongaba em geotecnologias para autogestão do seu território. Uma das ações projetadas é a criação de outros centros de geotecnologia da informação na Resex. 

Professores da Ufac participam de reunião com Marina Silva

Willian Flores afirmou que cerca de 9% da vegetação existente na área da Resex foi alterada. Do total desmatado, cerca de 35%, ocorreram no período de 2019 a 2022, ocasionando ameaça aos serviços ambientais prestados para cerca de 50% da população do Acre, que vive no entorno da unidade de conservação. 

Também participaram da reunião o prefeito de Xapuri (AC), Ubiracy Vasconcelos; o presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Júlio Barbosa; e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Acre, Ronald Polanco.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)