Prograd da Ufac realiza encontro de grupos PET da região Norte

publicado: 17/10/2023 13h05, última modificação: 17/10/2023 13h05
Prograd da Ufac realiza encontro de grupos PET da região Norte.jpg

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), da Ufac, realizou a abertura do 10º Encontro dos Grupos PET da Região Norte (NortePET) e 6º InterPET da Ufac, que tematizam o Programa de Educação Tutorial (PET) e as novas tecnologias de aprendizagem, difusão de extensão e pesquisa, visando incentivar o debate e trocas de experiências. A solenidade de abertura ocorreu nesta terça-feira, 17, na sala Tadeu Melo, no Centro de Convenções, campus-sede. Os eventos prosseguem até quarta-feira, 18.

O PET começou em 1979, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, expandiu-se e hoje conta com 63 grupos na região Norte, representando 756 alunos bolsistas e mais de 300 voluntários; a Ufac conta com nove grupos PET e 108 alunos bolsistas.

“Espero que sejam traçadas políticas importantes para esse programa tão especial, que possibilita uma ampla formação”, disse a reitora Guida Aquino. “Precisamos de mais PETs na Ufac para dar conta das formações que nós temos, de todos os nossos cursos de graduação.”

A coordenadora do evento, professora Floripes Silva Rebouças, deu as boas-vindas aos participantes. “Este é um evento em que temos 235 inscritos, que ocorrerá no formato híbrido, com inscritos de vários Estados da região Norte”, disse. “Teremos dois dias para discutir e debater sobre o PET, refletir sobre as novas tecnologias de aprendizagem.”

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o vice-reitor Josimar Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; e a tutora do grupo PET-Conexões de Saberes: Comunidades Indígenas, professora Aline Nicole. Participando no formato de videoconferência, estiveram o presidente da Associação Nacional de Grupos PET, Renato Aché; e a pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação da Universidade do Amazonas, Vanessa Klisia de Aguiar.