Projeto Brincar de Fazer Arte recebe crianças na brinquedoteca da Ufac

publicado: 28/11/2023 15h14, última modificação: 30/11/2023 13h24
Arte.jpg

O projeto de extensão Brincar de Fazer Arte, da Ufac, recebe crianças de 4 a 11 anos na brinquedoteca Maria Elvira Bahia Marques para realização de atividades socioeducativas desenvolvidas por estudantes dos cursos de Pedagogia e Teatro-ABI (área básica de ingresso). A ação ocorre às terças-feiras, das 8h30 às 11h30, e às quintas-feiras, das 14h às 17h, na sala 2 do Bloco Multidisciplinar, campus-sede.

O público-alvo do projeto são crianças que estão inseridas na universidade — filhas ou familiares de estudantes, professores e técnico-administrativos — e crianças da comunidade externa que possuam um responsável legal. Para participação, não se faz necessária inscrição prévia. Entre as atividades realizadas estão contação de histórias, peças teatrais, jogos e brincadeiras educativas, realizadas com o apoio de quatro bolsistas, além de alunos de disciplinas curriculares que desenvolvem práticas na brinquedoteca.

A coordenadora do projeto, Hanna Araújo, professora do Centro de Educação, Letras e Artes, destacou a importância das atividades para formação dos estudantes dos cursos de graduação participantes. “Esse é um espaço de ensino. Os alunos de Pedagogia e Teatro podem desenvolver atividades artísticas como futuros docentes. O projeto possibilita que eles tenham um contato próximo com as crianças em um ambiente educacional não formal.”

A estudante do 6º período de Pedagogia, Ana Beatriz, atua na brinquedoteca desde o início do projeto e ressaltou a relevância para sua jornada acadêmica. “É uma experiência de aprendizado. A interação com as crianças me faz compreender o universo delas, o que me possibilita integrar essas vivências na minha rotina como futura professora.”

Projeto Brincar de Fazer Arte recebe crianças na brinquedoteca da Ufac

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)