Projeto de extensão Afrocientista participa de encontro na UnB

publicado: 30/10/2023 16h18, última modificação: 30/10/2023 16h21
Projeto de extensão Afrocientista participa de encontro na UnB (1).jpg

O projeto de extensão Afrocientista, realizado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) da Ufac, participou do 1º Encontro Nacional Afrocientista, que ocorreu na Universidade de Brasília (UnB), em 27 e 28 de outubro. O evento reuniu cerca de 150 estudantes, professores e voluntários, visando estabelecer debates e engajar jovens negros do ensino médio e da graduação no âmbito científico.

Participaram do encontro dois estudantes de graduação em História e quatro do Colégio de Aplicação (CAp), que neste ano é parceiro do projeto, sob responsabilidade do professor Luciney Araújo; na Ufac, a coordenação é da professora Flávia Rocha. Os docentes também estiveram no evento, totalizando oito participantes do projeto Afrocientista Neabi/Ufac.

Flávia ressaltou a importância do evento para os estudantes envolvidos. “Este seminário é um importante momento para partilhar as experiências do projeto entre os diferentes Estados que o compõem, além de ser uma potente forma de fortalecer a política pública de promoção de igualdade racial, sobretudo por meio da lei 10.639/2003, que é um dos eixos centrais do projeto.”

O projeto Afrocientista faz parte das ações da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) e é financiado pelo Instituto Unibanco; atua junto a jovens do ensino médio ao longo do ano letivo, oferecendo bolsas de estudo voltadas para a temática em história, cultura africana e afro-brasileira.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)