Projeto monitora alternativas ao desmatamento na Amazônia

publicado: 05/06/2023 10h36, última modificação: 05/06/2023 14h58
050620236.jpeg

O projeto de pesquisa de Avaliação e Monitoramento de Iniciativas Alternativas ao Desmatamento no Sudoeste da Amazônia Brasileira foi lançado nesta segunda-feira, 5, no Parque Zoobotânico da Ufac, campus-sede. As atividades de pesquisa serão realizadas nas áreas dos seringais Porangaba e Filipinas, na reserva extrativista Chico Mendes, em Epitaciolândia (AC).

O professor da Ufac e coordenador-geral do projeto, Fernando Augusto Schmidt, ressaltou a importância do trabalho colaborativo de pesquisadores das diferentes áreas, que antes trabalhavam a temática de forma isolada. “As ações de recuperação florestal carecem de mecanismos de avaliação da sua efetividade e é nesse sentido que o projeto se propõe a trabalhar e a verificar a efetividade dessas ações”, disse Schmidt.

O projeto multidisciplinar conta com pesquisadores da Ufac, Universidade de Campinas e Universidade Federal do Pará, além de colaboradores do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (governo do Acre), Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal e Universidade Federal de Lavras, estruturados em quatro grupos de trabalho: ambiental, socioeconômico, recomposição florestal participativa e disseminação da ciência.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)