Notícias

Mesas temáticas e oficina na Ufac discutem combate ao suicídio

publicado: 20/09/2023 08h55, última modificação: 21/09/2023 09h31
Projeto O Ser Cuidado realiza discussões sobre combate ao suicídio.jpg

O projeto de extensão O Ser Cuidado, do curso de Psicologia da Ufac, e a Coordenadoria de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, da Pró-Reitoria de Desenvolviemnto e Gestão de Pessoas, realizam, como parte das ações da campanha Setembro Amarelo pela Valorização da Vida, mesas temáticas e oficina em alusão ao mês em que se discutem medidas para o combate ao suicídio, as quais ocorrem nessa terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, no Bloco dos Mestrados. A participação é livre para comunidade acadêmica e interessados. 

O evento começou com a discussão da cartilha O Ser Cuidado: Orientações sobre os Comportamentos Suicidas, que serve como material de apoio para aqueles que desejam se aprofundar no assunto. Durante a mesa temática, a psicóloga Evilane Costa e o acadêmico Yan Macário, do 7º período de Psicologia da Ufac, falaram sobre a importância de compreender e acolher os que precisam de atendimento, além de discutir estratégias de prevenção e formas adequadas de oferecer apoio emocional e psicológico.

Hoje o projeto terá a oficina Habilidades Assertivas: a Comunicação como Instrumento para o Desenvolvimento das Relações Interpessoais e da Saúde Mental, ministrada pela professora Luciane Patrícia.

O Ser Cuidado tem como objetivo central a valorização da vida e a busca por ajuda. Ao trazer à tona a discussão sobre a prevenção do suicídio, a iniciativa pretende conscientizar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral sobre a importância de cuidar da saúde mental e oferecer apoio às pessoas que estão enfrentando dificuldades emocionais.

Também participaram da solenidade de abertura a reitora em exercício, pró-reitora de Graduação Ednaceli Damasceno; a pró-reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas, Filomena Maria Oliveira da Cruz; e a coordenadora de Qualidade de Vida e Responsabilidade Social, Kelly Xavier Maggi.

 

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)