Notícias

Projeto faz coleta de resíduos eletrônicos no campus-sede da Ufac

publicado: 29/08/2023 13h41, última modificação: 29/08/2023 14h12
290820233.jpeg

Alunos do curso de Engenharia Florestal da Ufac, através da empresa Florestal Jr., realizam o projeto Resíduos Eletrônicos, que visa recolher, com pontos de coleta no campus-sede, equipamentos eletrônicos que não são mais utilizados. A ação iniciou no mês de julho, promovendo o descarte responsável de pilhas, fios, baterias e outros materiais, como forma de minimizar os impactos ambientais. 

Os resíduos eletrônicos, também chamados de e-lixo, possuem componentes tóxicos e nocivos à saúde humana. A estudante e vice-presidente da Florestal Jr., Kelce Ferraz, ressaltou a importância do projeto, tendo em vista a deficiência da gestão de lixo eletrônico em Rio Branco. “O nosso principal objetivo é analisar os impactos ambientais e as alternativas de gestão desses resíduos na Ufac.”

O projeto Resíduos Eletrônicos foi idealizado pelo estudante e conselheiro da empresa júnior, Matheus Nathaniel, e possui parceria com o Centro Acadêmico (CA) do curso de Engenharia Florestal. Ao todo, a ação conta com seis pontos de coleta no campus-sede da Ufac, localizados na Biblioteca Central, Restaurante Universitário, bloco de Medicina Veterinária, Teatro Universitário, bloco de Sistemas de Informação e no CA de Engenharia Florestal. 

A Florestal Jr. é a primeira empresa júnior do Estado, formada por estudantes de diferentes períodos do curso de Engenharia Florestal. Essa iniciativa surgiu após a 5ª Semana Florestal, realizada em 2011. A associação sem fins lucrativos atua na elaboração e execução de projetos nas áreas inseridas no conteúdo programático do curso e consultoria florestal, sob orientação dos professores, visando enriquecer o aprendizado prático dos estudantes. 

Para ter um melhor controle de gestão, o projeto realiza uma pesquisa destinada à comunidade interna da Ufac, com o objetivo de investigar a forma de descarte de eletrônicos inutilizados.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)