Notícias
Projeto Universo Vet apresenta medicina veterinária para crianças

O curso de Medicina Veterinária da Ufac realiza a 2ª edição do projeto de extensão Universo Vet, que visa, através de ações socioeducativas e multidisciplinares, difundir conhecimentos sobre medicina veterinária e sua importância na sociedade, para crianças de escolas públicas e privadas de Rio Branco. O evento iniciou nesta quinta-feira, 9, e vai até sexta-feira, 10, no Centro de Convenções, campus-sede.
Entre as ações socioeducativas, estudantes e professores realizam jogos, peças teatrais e exposições de animais e esqueletos. Os temas abordados envolvem as várias áreas do curso, entre elas, os mundos anatômico, zootécnico, fúngico, viral, nutricional e bacteriano, com exposições de materiais, procedimentos e instrumentos utilizados na prática da medicina veterinária.
A professora e idealizadora do projeto, Tamyres Izarelly, ressaltou a importância dessa ação para o público-alvo. “Esse pode ser o primeiro contato dessas crianças com a medicina veterinária, o que pode despertar o interesse delas. Nosso objetivo é traduzir os conhecimentos de uma forma lúdica, para que elas aprendam sobre a ciência, os animais e o meio ambiente.”
A estudante do 6º período de Medicina Veterinária, Fernanda Medeiros, participa do projeto desde a 1ª edição e afirmou a relevância dele em sua trajetória acadêmica. “O Universo Vet mostra as diversas áreas da veterinária, que não se resume só à área de pequenos e grandes animais; há também as áreas da pesquisa e inspeção, por exemplo, que são muito importantes. O projeto proporciona uma experiência marcante não só para as crianças, mas também para nós, estudantes.”
(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)