Notícias

Propeg da Ufac realiza aula inaugural de residências em saúde

publicado: 01/03/2023 15h52, última modificação: 01/03/2023 15h52
Propeg da Ufac realiza aula inaugural de residências em saúde.jpeg

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da Ufac realizou aula inaugural das turmas das residências uni e multiprofissionais na área de saúde, nesta quarta-feira, 1, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede. O programa funciona em parceria com as Secretarias de Estado de Saúde do Acre e Municipal de Saúde de Rio Branco. 

Os cursos ocorrem no formato de pós-graduação em nível lato sensu; são 5.760 horas de carga horária, com 80% nos hospitais e nas unidades de saúde em campo de prática, o que é um diferencial dessa formação.

Segundo a coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissionais do Acre (Coremu-AC), professora Sheley Lima, o programa de residência é padrão ouro em formação de especialistas, sendo reconhecido no mundo inteiro. “É muito importante qualificarmos profissionais com este perfil, pois eles saem da universidade especialistas com prática”, disse. “Grande parte da carga horária deles na formação ocorre em serviço nas unidades de saúde, trazendo qualidade na formação.”

Os programas de residências em área profissional de saúde ocorrem na modalidade uni e multiprofissional, sendo o uniprofissional na área de enfermagem obstétrica e os cursos de Saúde da Família, Comunidade Hospitalar e Terapia Intensiva na área multiprofissional.

Em 2023 foram distribuídas 23 vagas para as áreas de enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social. “A intenção é que agreguemos, cada vez mais, programas de residências”, acrescentou Sheley. “Estamos em vistas de aprovar o programa de residência em Medicina Veterinária e em outras áreas da saúde também.”

A aula inaugural faz parte da semana de acolhimento do residente, com programação durante a semana. Os estudantes do segundo ano, chamados R2, estão acolhendo os estudantes do primeiro ano, chamados R1.