Reitora se reúne com deputados acreanos e embaixador da Índia

publicado: 12/09/2023 13h24, última modificação: 12/09/2023 13h55
Reitora da Ufac participa de reunião com deputados acreanos e embaixador da Índia.jpg

Nesta segunda-feira, 11, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, ao lado do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga, e da deputada federal Socorro Neri, participou de uma reunião estratégica em Brasília com o embaixador da Índia, Suresh K. Reddy. O objetivo desse encontro foi fortalecer os laços de cooperação comercial, científica e cultural entre o Acre e a Índia.

Guida comemorou o resultado da reunião e classificou o encontro como uma oportunidade da Índia abrir as portas para receber pesquisadores acreanos. “A reunião foi muito boa e serviu para estreitarmos relações de pesquisa com a Índia. O embaixador nos atendeu muito bem e estamos confiantes que a embaixada possa abrir portas para intercâmbio de alunos", disse a reitora.

A reunião também tratou de pesquisa com fármacos da floresta amazônica. "Temos pesquisadores que trabalham nessa área e desenvolvemos uma grande pesquisa nessa área de fármacos com a Índia”, afirmou.

A deputada Socorro Neri enfatizou a importância de aproximar o Acre da Índia, visando o desenvolvimento do estado em diversas áreas, incluindo a produção industrial de tecnologia de ponta.

“Nossa intenção ao solicitar a reunião foi a de aproximar o Acre da Índia através da embaixada. Temos como prioridade buscar o desenvolvimento de nosso estado. A Índia se destaca na produção industrial de tecnologia de ponta, sendo um grande produtor de eletroeletrônicos, agroindustriais, informática e biotecnologia. Apresentar as riquezas do Acre ao embaixador será importante para o desenvolvimento econômico do nosso estado”, destacou Socorro Neri.

O encontro focou em ressaltar o vasto potencial medicinal da Floresta Amazônica, com Gonzaga enfatizando a importância de colocar o Acre no cenário internacional da extração de fármacos naturais. Segundo ele, além de estreitar as relações comerciais entre as duas nações, a reunião almeja impulsionar a pesquisa no Acre e promover a extração sustentável de substâncias medicinais diretamente da natureza.

"A reunião com o embaixador foi muito importante, pois apresentamos o potencial do Acre tanto na produção como também na área de pesquisa. O nosso estado tem um grande potencial farmacêutico, e a Índia é a maior produtora de medicamentos do mundo. Esse intercâmbio abrirá as portas para que acreanos tenham acesso à ciência e, em contrapartida, exportaremos nossos produtos para a Índia. O Acre tem um grande potencial e explorar esses recursos de forma sustentável será importante para gerar emprego e renda", destacou Gonzaga.

Foi definido que uma comitiva de empresários e deputados acreanos visitará a Índia para tratar do acordo comercial. O embaixador também garantiu a cooperação para que estudantes e servidores do Acre possam fazer cursos na Índia, assumindo os custos com bolsas, passagens e hospedagens.