Notícias

Reitora da Ufac solicita à bancada federal recursos para HU

publicado: 13/11/2023 13h44, última modificação: 14/11/2023 11h13
Reitora da Ufac solicita à bancada federal recursos para HU.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou de uma reunião sob liderança do senador Alan Rick (União-AC) com a bancada federal acreana e os gestores dos órgãos federais para discutir a destinação de emendas ao Orçamento Geral da União de 2024 para o Estado. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 10, no auditório da Associação dos Municípios do Acre.

Guida solicitou a Alan Rick que incluísse no Plano Plurianual 2024-2027 a iniciativa de implantação do Hospital Universitário (HU) da Ufac; a previsão é que a construção do hospital seja realizada em três anos.

De acordo com a reitora, o HU será importante não apenas para tratar diversas patologias, mas também ao abordar as doenças tropicais específicas da região. A ideia é reduzir a dependência de hospitais em outras capitais, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte, contribuindo com a prestação de cuidados médicos no Acre. “Precisamos tratar nossos acreanos de forma qualificada, com as pesquisas que serão feitas em nosso hospital”, disse Guida.

Alan Rick destacou que a reunião é uma oportunidade para que os gestores possam apresentar seus projetos. “Que devem estar alinhados com as necessidades da população, para que os parlamentares destinem os recursos para os investimentos que precisam ser realizados.”

Em outubro, a Ufac se reuniu com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para apresentar o projeto do hospital, encaminhar dados e informações para análise e embasamento do protocolo de intenções.

 

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)