Residentes de Terapia Intensiva auxiliam famílias desabrigadas

publicado: 04/04/2023 09h44, última modificação: 04/04/2023 09h44
040420232.jpeg

Estudantes do 1º e 2º ano da Residência Multiprofissional em Terapia Intensiva da Ufac atuam como voluntários no auxílio às famílias que estão em escolas estaduais de Rio Branco, pois foram atingidas pelas enchentes do rio Acre e igarapés da região. O trabalho ocorre em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) e conta com doações de empresários do Armarinho Badate e Holiday.

Os voluntários estão realizando diversas atividades, como orientar as famílias, atender pacientes que precisam de cuidados de saúde e proporcionar recreação às crianças, com sessão de cinema, desenho e pinturas. Eles realizam atendimentos nas áreas de fisioterapia, enfermagem e nutrição.

A enfermeira Maria Estela Livelli Becker, responsável pelas residências na Sesacre, lidera as atividades e coordena as equipes de voluntários. Além dela, a tutora fisioterapeuta Simone Fernandes e a coordenadora da residência, professora Carolina Soares, também estão à frente das ações.

A Residência Multiprofissional em Saúde é um curso que ocorre no formato de pós-graduação em nível lato sensu com 5.760 horas de carga horária, sendo 80% nos hospitais e nas unidades de saúde em campo de prática. O curso abrange as áreas de enfermagem, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, odontologia, psicologia e serviço social.