Semana de Matemática unifica EaD, graduação e pós-graduação

publicado: 22/11/2023 13h36, última modificação: 22/11/2023 13h36
Semana de Matemática unifica EaD, graduação e pós-graduação.jpg

A Ufac realiza a 8ª Semana Acadêmica de Matemática, a 5ª Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (MPecim), a 1ª Semana Acadêmica da Matemática EaD e a 1ª Semana Acadêmica do Mestrado Profissional em Matemática (Profmat). A abertura dos eventos ocorreu nesta quarta-feira, 22; o término será na sexta-feira, 24, no Teatro Universitário, campus-sede. O canal do MPecim transmite a semana em seu canal no YouTube.

A integração dos eventos, coordenada pelo professor Marcos Aurélio de Alcântara, é uma iniciativa inédita que reúne estudantes e professores de graduação e pós-graduação, além de pesquisadores, para debater e disseminar conhecimentos e metodologias na área de matemática. Com o tema “A Diversidade das Ciências Exatas no Ensino e na Pesquisa”, o evento unificado busca promover discussões interdisciplinares e fomentar o diálogo entre educadores e pesquisadores de diferentes regiões. A programação das semanas inclui mesas-redondas, palestras, minicursos, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiência.

Na abertura, o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes, representando a reitora Guida Aquino, destacou a relevância da união dos diferentes programas. “Este evento é um marco, pois pela primeira vez unimos graduação presencial e a distância com programas de pós-graduação, reforçando a matemática como uma área de conhecimento fundamental que transcende as fronteiras disciplinares.”

Marcos Aurélio de Alcântara, que também é coordenador do curso de Matemática, expressou a importância das semanas, dirigindo-se aos alunos. “Este evento é uma oportunidade para expandir horizontes e motivar vocês, alunos, a acreditar no futuro da profissão docente, principalmente na área de matemática.”

Aluna do 4º período de Matemática, Tamily Morais ressaltou a importância do evento para sua formação. “Como estudante, considero este evento crucial tanto para nosso desenvolvimento acadêmico quanto pessoal. É uma ocasião para absorver conhecimentos e experiências que serão valiosas em nossa jornada como futuros educadores e pesquisadores.”

Também participaram da mesa de honra na solenidade de abertura o representante da pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Lissandro Juno; o diretor de Ações de Extensão, Francisco Gilvan; a representante da pró-reitora de Graduação, Eliana Almeida; o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Macilon Araújo Costa Neto; a coordenadora do MPecim, Salete Chalub Bandeira; o coordenador do curso de licenciatura em Matemática EaD, José Roberto Guimarães de Souza; e a representante da Comissão Organizadora e professora do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Lahis Braga Souza.