Semana de Pesquisa Materno-Infantil tem atividade com alunos

publicado: 02/06/2023 06h57, última modificação: 02/06/2023 10h19
020620231.jpeg

A Ufac e a Universidade de Alberta (Canadá), no âmbito de um projeto de cooperação interinstitucional, realizaram uma ação na Semana de Pesquisa Materno-Infantil. A programação, que ocorreu na terça-feira, 30, no auditório Sérgio Koifman, campus-sede, contou com participação de alunos da residência e do programa de pós-graduação (PPG) em Saúde Coletiva, da Ufac.

Essa atividade integra o projeto para desenvolvimento da pesquisa “Validação Externa de um Modelo de Previsão de Risco de Cesariana de Emergência em Gestantes de Baixo Risco em Edmonton e no Brasil”, pela qual os professores Piushkumar Mandhane e Fabiana Mamede realizarão o alinhamento e o fortalecimento das parcerias, bem como o reconhecimento do local onde será desenvolvida a pesquisa no Brasil.

Na ocasião, foram apresentados dois estudos de coorte, um desenvolvido em Rio Branco (2015-2016) e outro no Vale do Juruá, com coleta de dados em 2021. A ação foi mediada pelas professoras Sheley Borges Gadelha de Lima e Claúdia Machado Alves Pinto, coordenadoras da residência em Enfermagem Obstétrica da Ufac.

A coordenadora do PPG em Saúde Coletiva, Andréia Moreira de Andrade, agradeceu as contribuições dos professores envolvidos e destacou a parceria como melhor forma de compartilhar conhecimento na comunidade científica.

“O evento é um importante movimento em direção à internacionalização, um item do processo avaliativo da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior] que os PPGs têm dificuldade de alcançar”, ponderou Andréia. “Esse encontro é uma excelente oportunidade para apresentação dos dados do Estado do Acre e das produções publicadas e em preparação.”

020620232.png