Simpósio de ciências agrárias é realizado no campus Floresta da Ufac

publicado: 30/11/2023 10h38, última modificação: 30/11/2023 10h38
Simpósio de ciências agrárias é realizado no campus Floresta da Ufac.jpg

O curso de Engenharia Agronômica do campus Floresta da Ufac, o Programa de Educação Tutorial de Agronomia de Cruzeiro Sul (Pet-Agronomia CZS), o Centro Acadêmico (CA) de Agronomia e a Atlética Rústica realizam o 1º Simpósio de Ciências Agrárias no Vale do Juruá, com o tema “Caminhos para o Desenvolvimento dos Sistemas de Produção na Amazônia”. A abertura ocorreu nessa quinta-feira, 30, no teatro Moa. A programação continua até sábado, 2, com palestras e minicursos.

A reitora Guida Aquino destacou que o evento foi supervisionado pelos professores, mas o planejamento e a execução ficaram a cargo dos alunos, o que evidencia a importância dos projetos de extensão para complementar o ensino. “Dá orgulho ver que um evento de extrema importância é feito com todos os estudantes. Isso mostra como a Ufac é importante para o futuro do Estado, pensando soluções para temas como mudanças climáticas e produção agrícola sustentável.”

Segundo um dos coordenadores do evento, Hugo Mota Ferreira Leite, a proposta é debater soluções de produção agrícola que levem em consideração as mudanças climáticas, como redução de chuvas e alteração da temperatura global.

“São desafios para novas ações do setor agropecuário e, juntando a isso, nós temos um outro desafio que é prover a redução da fome, com produção de alimentos de forma sustentável”, ponderou o professor. “Então esse evento vem auxiliar como nós podemos produzir, reduzindo o impacto ambiental, auxiliando na redução da mudança do clima e, ao mesmo tempo, fornecendo alimento com qualidade a toda população.”

O vice-reitor Josimar Ferreira ministrou a palestra de abertura do evento, intitulada “Cultura da Soja: Perspectivas e Desafios no Estado do Acre”.

Também compuseram a mesa de honra na solenidade de abertura o coordenador do curso de Engenharia Agronômica, Kleber Andolfato de Oliveira; a representante do CA de Engenharia Agronômica, Beatriz Araújo Mendes; a representante da Atlética Rústica, Vitória Caroline Nascimento de Souza; e o representante do Pet-Agronomia CZS, José Epitácio dos Santos Neto.