Ufac e governo discutem obra de viaduto nas proximidades do CAp

publicado: 06/07/2023 08h44, última modificação: 06/07/2023 08h52
060720234.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu visita de comitiva do governo do Acre para tratar dos impactos gerados pela construção do viaduto no cruzamento das avenidas Ceará e Getúlio Vargas, na esquina em que fica localizado o Colégio de Aplicação (CAp). As instituições planejam os próximos passos para a obra, que deve ter início em 60 dias. O encontro ocorreu nessa quarta-feira, 5, na Reitoria, campus-sede.

A obra deve promover uma adequação do CAp, já que parte do terreno do colégio será usado para construção de uma alça viária que abriga um corredor exclusivo para ônibus que passa em frente ao colégio.

060720235.jpg

Tanto na avenida Ceará quanto na Getúlio Vargas a obra avança em parte do terreno da escola, o que deve gerar um processo de desapropriação. Com o início das obras, a volta às aulas no CAp deve ser adiada e os estudantes movidos para um novo local.

O secretário de Governo, Alysson Bestene, destacou os impactos da obra para mobilidade urbana no Centro de Rio Branco. “A cidade precisa dessa modernização por parte da trafegabilidade, principalmente para evitar congestionamentos nos horários de pico”, disse. “Além do quê, o ambiente administrativo ainda está concentrado naquela região, com secretarias, governo e prefeitura.”

Também participaram da reunião o vice-reitor, Josimar Ferreira; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; o pró-reitor de Administração, Tone Eli da Silva Roca; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o prefeito do campus-sede, Antonio Artheson Silva da Cruz; o diretor de Planejamento da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), Esteferson Rocha; o fiscal da Seop responsável pela obra do viaduto, José Alves; e o procurador do Estado do Acre, Erico Barboza.

060720236.jpg