Ufac e Ifro realizam aula prática de Engenharia Florestal em RO

publicado: 23/08/2023 12h28, última modificação: 23/08/2023 12h29
230820234.jpeg

Estudantes do curso de Engenharia Florestal do campus-sede da Ufac e do campus de Ji-Paraná do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) participaram de aula prática na unidade de manejo da floresta nacional do Jamari, no município de Itapuã do Oeste (RO), em 16 e 17 de agosto. O objetivo da atividade foi proporcionar aos alunos experiência de campo com conteúdos ensinados nas disciplinas Exploração e Transporte Florestal, Avaliação de Impactos Ambientais e Manejo Florestal.

No dia 16, a aula prática iniciou na indústria da empresa Madeflona, onde os estudantes presenciaram todo o sistema de transformação de madeira em tora para madeira serrada tipo exportação, seguindo normas definidas no Conselho de Manejo Florestal (FSC, na sigla em inglês).

No dia 17, a atividade ocorreu na floresta localizada na Unidade de Manejo Florestal-4 (UMF-4), onde os estudantes observaram a aplicação das técnicas de corte direcionado de árvores, considerando os princípios ambientais, de segurança e economia. Eles também presenciaram as operações de arraste e de pátio.

A finalização da atividade ocorreu na UMF-1, explorada em 2020, onde se pôde observar a aplicação de critérios técnicos e legais que garantiram o menor impacto ambiental à floresta remanescente.

Os professores Thiago Augusto da Cunha e Tarcísio J. G. Fernandes coordenaram a expedição pela Ufac. “A oportunidade de unir estudantes e professores das duas instituições permitiu a troca de experiências e a integração de conhecimentos didáticos que ampliaram a qualidade do ensino, além de ter criado um ambiente multiverso de intercâmbio acadêmico e cultural”, ponderaram.

Pelo Ifro, foram coordenadoras da atividade as professoras Janice Ferreira do Nascimento e Lorena de Souza Tavares Bressiani. “Visitas técnicas como essa são uma excelente oportunidade para os alunos conhecerem e vivenciarem um pouco do setor florestal, contribuindo para sua formação profissional”, disseram.

A atividade teve apoio da empresa Madeflona, atual concessionária da floresta nacional do Jamari

Confira filmagens com drone das operações florestais, feitas pelo estudante Maxwel Cavalcante da Cruz.