Ufac e Incra tratam de graduação para assentamentos rurais

publicado: 06/07/2023 07h40, última modificação: 06/07/2023 08h49
060720231.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu equipe do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para tratar de futuras parcerias entre as instituições. Entre os pontos abordados está a oferta de um curso de graduação para comunidades em assentamentos rurais, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera). A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 5, na Reitoria, campus-sede.

Também foi discutido na pauta o desenvolvimento de extensão na zona rural e o georreferenciamento, atividades a serem executadas por meio de um termo de execução descentralizada. Segundo o superintendente do Incra no Acre, engenheiro agrônomo Márcio Alecio, os assuntos tratados com a Reitoria são de grande interesse dos projetos de assentamento no Acre.

“Destaco a pauta da educação no campo, pela qual discutimos o início de uma proposta de oferta de um curso que pode ser de Direito, Agronomia ou Medicina Veterinária para os assentamentos rurais”, disse Alecio. “Espero que juntos possamos construir uma proposta inovadora que contribua com o desenvolvimento do nosso Estado, seja na regularização, na educação ou no fomento à produção.”

O Pronera é um programa que visa promover a educação dos trabalhadores do campo. Os cursos de graduação ofertados pelo programa são divididos em tempo da universidade e tempo na comunidade de origem do estudante. A demanda da escolha do curso parte da comunidade.

Também participaram da reunião o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; a diretora de Orçamentos e Custos da Reitoria, Cleide Maia; o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Gilvan Martins; e um dos coordenadores do Pronera no Acre, Evilázio Couto Braga.