Notícias

Ufac e PM discutem oferta de especialização em segurança pública

publicado: 12/05/2023 11h26, última modificação: 12/05/2023 11h26
120520234.jpeg

O vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira, recebeu a visita do diretor de Ensino da Polícia Militar do Acre (PM-AC), coronel Cristian Moura Diogo. Na pauta estava a parceria para oferta de um curso de especialização em segurança pública, destinado à promoção de carreira para policiais militares acreanos. O curso atenderia uma demanda interna da PM, além de especializar profissionais de outras instituições, como Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar. O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 12, no gabinete da Reitoria. 

Josimar destacou que a Ufac possui experiência na oferta de cursos de segurança pública e direitos humanos, por meio do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais Aplicadas (CCJSA). “A Ufac busca, com seus professores, novas pesquisas e entendimentos sobre segurança pública no contexto acreano”, disse. “Para o Estado do Acre, para a Polícia Militar, este momento é importante, tendo em vista as temáticas abordadas na formação serem próprias da região do Acre, da Amazônia, evitando enviar esses profissionais para outros centros.” 

Cristian Moura Diogo lembrou que, historicamente, a PM envia seus oficiais para cursar essa especialização fora do Estado e que espera mudar esse cenário por meio da parceria com a Ufac. “Nós temos, na carreira militar, a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais, e uma das primeiras fases de um oficial PM é o curso de especialização em segurança pública, a título de pós-graduação.”

Também participaram da reunião a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; o diretor do CCJSA, Francisco Raimundo Alves Neto; e o chefe interino da Divisão de Ensino da PM-AC, capitão Janes Carlos Menezes de Oliveira.