Ufac e PMRB tratam de parceria para estudo de sistemas aquíferos

publicado: 13/06/2023 13h41, última modificação: 13/06/2023 13h41
130620233.jpeg

O pró-reitor de Extensão e Cultura da Ufac, Carlos Paula de Moraes, no exercício da Reitoria, reuniu-se com o prefeito Tião Bocalom (PP) visando discutir uma cooperação técnica entre a universidade e a Prefeitura Municipal de Rio Branco (PMRB) para um projeto de pesquisa sobre o detalhamento das formações geológicas e sistemas aquíferos para gestão territorial, no âmbito do zoneamento econômico, ambiental e sociocultural da capital acreana. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 13, no gabinete da Reitoria, campus-sede.

O objetivo do projeto é elaborar soluções para minimizar impactos causados pelas mudanças climáticas e pelo estresse hídrico na cidade. A parceria da Ufac com a gestão pública municipal se dará através do Laboratório de Geomorfologia e Sedimentologia, do curso de Geografia, para geração de análise e conhecimento acerca desse tema científico.

Quando as instituições públicas trabalham juntas, quem ganha é a sociedade”, disse Carlos Paula de Moraes. “A universidade possui grandes pesquisadores e por meio dessa colaboração poderemos fornecer melhores resultados à comunidade.”

Também estiveram presentes na reunião o pesquisador e professor do curso de Geografia, Waldemir Lima dos Santos; e o diretor-presidente do Serviço de Água e Esgoto de Rio Branco, Enoque Pereira.

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)