Notícias

Ufac e RNP inauguram Ponto de Troca de Tráfego de internet no AC

publicado: 11/05/2023 10h55, última modificação: 11/05/2023 10h55
110520231.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da solenidade de lançamento do primeiro Ponto de Troca de Tráfego (PTT) de internet do Acre, o qual deixa a navegação em conteúdos mais rápida, entre outras melhorias. O ponto físico está instalado na Ufac e possibilita que provedores de internet e instituições possam trocar tráfego de dados localmente. O evento ocorreu nessa quarta-feira, 10, no Centro de Convenções, campus-sede da universidade.

“Fico muito grata por estar reitora, celebrando estes momentos importantes para a Ufac; uma melhoria para todos os municípios do Estado do Acre e nossos parceiros, com a instalação dessa nova tecnologia em nosso Ponto de Presença”, disse Guida Aquino. “Vamos continuar buscando melhorias; juntos somos sempre mais fortes.”

Com a instalação do PTT em Rio Branco, as informações serão armazenadas localmente após o primeiro acesso, evitando que os dados tenham que ser buscados novamente na fonte do conteúdo, o que torna o acesso mais rápido para os próximos usuários. Além disso, o PTT também ajuda a desafogar a saída de dados interurbanos, reduzindo a carga na rede e melhorando a qualidade da conexão de internet.

A tecnologia amplia a infraestrutura e melhora a qualidade de acesso à internet acadêmica e comercial na região, beneficiando pesquisadores, acadêmicos e a sociedade acreana, por meio de provedores de acesso locais. O PTT é uma parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A RNP está presente no Acre por meio do Ponto de Presença no Acre (PoP-AC), que está localizado em Rio Branco e é administrado pela Ufac.

Também serão beneficiados com melhorias em suas redes de computadores o governo do Estado do Acre e a Prefeitura Municipal de Rio Branco, que são parceiros da RNP. A instalação do PTT é uma iniciativa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

110520232.jpg

Também participaram da solenidade o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; o diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da Ufac, Jerbisclei Silva; o coordenador do PoP-AC, Renato da Costa Nunes; o coordenador de Infraestrutura de Rede da RNP, Helmann Strobel Penze; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom (PP); o diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia, Ricardo José Damasceno Castelo, representando o governador do Acre, Gladson Cameli (PP).