Notícias

Ufac, Fapac e Bionorte discutem parcerias para fortalecer pesquisa

publicado: 25/10/2023 09h23, última modificação: 26/10/2023 13h36
Ufac, Fapac e Bionorte discutem parcerias para fortalecer pesquisa.jpg

O reitor em exercício da Ufac, Josimar Ferreira, reuniu-se com o coordenador-geral do programa de pós-graduação em Biodiversidade e Biotecnologia da Rede Bionorte (PPG-Bionorte), Sandro Percario, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac), Moisés Diniz, para tratar de parcerias visando ao fortalecimento da pesquisa na região Norte. O encontro ocorreu nesta terça-feira, 24, no campus-sede.

Na reunião, foi discutida a necessidade de ações para que a região Norte assuma o protagonismo em pesquisas voltadas para a Amazônia. Além disso, Josimar Ferreira ressaltou a importância da ampliação do doutorado para o campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. “Já temos o mestrado de base em ciências ambientais, a implementação do doutorado seria fundamental para o avanço na região”, disse.

Sandro Percario reafirmou o compromisso da Bionorte em formar doutores na região amazônica, que, se comparada a outras regiões do país, recebe baixo investimento em pesquisa. “Existe um grande potencial de colaborações entre a nossa rede, Ufac e Fapac. Não atuamos apenas como um programa de pós-graduação, mas também como parceiros das instituições que compõem a Rede Bionorte.”

Também participaram da reunião o coordenador e o vice-coordenador da Bionorte no Acre, Luís Eduardo Maggi e Anselmo Fortunato; e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho.

 Ufac, Fapac e Bionorte discutem parcerias para fortalecer pesquisa (1).jpg

(Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)