Ufac inaugura Biotério Experimental nesta sexta-feira

publicado: 17/02/2023 18h12, última modificação: 17/02/2023 18h12
bioterio.png

A Reitora da Ufac, Guida Aquino, inaugurou o Biotério na manhã desta sexta-feira, 17, no campus-sede.  A obra foi custeada com recursos próprios da universidade e custou cerca de R$ 300 mil. O espaço é vinculado ao Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD).

O Biotério da Ufac é uma unidade especializada em experimentação animal, no caso, animais de pequeno porte como  ratos, para pesquisa no ensino de graduação e pós-graduação, em disciplinas que utilizam modelos animais, oferecendo treinamento para alunos que utilizam modelos animais em seus experimentos.

Em seu discurso, a reitora ressaltou a relevância do momento para a universidade e para o avanço das pesquisas nos cursos da saúde da instituição. “Estamos em um momento em que a pesquisa volta a ter apoio e precisamos aproveitar este momento. Com apoio do Governo Federal, poderemos construir e melhorar nossos espaços de pesquisa”, disse a reitora.

O responsável pelo Biotério, Miguel Bortolini, evidenciou a importância da

Experimentação animal para os estudos de pesquisa no estado e contou que a busca para a construção do espaço começou em 2017. “Esse Biotério vai produzir excelentes frutos”, comemorou.

Também estiveram presentes na cerimônia o vice-reitor Josimar Batista, representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg), o diretor do CCSD, Carlos Ramos e os professores Rogerio Lacerda, Dionatas Meneguetti e Anselmo Fortunato.