Ufac Inaugura Novo Prédio para Depósito Patrimonial

publicado: 15/09/2023 14h48, última modificação: 15/09/2023 14h50
Ufac Inaugura Novo Prédio para Depósito Patrimonial (2).jpg

Na manhã desta sexta-feira, 15, a reitora da Universidade Federal do Acre (Ufac), Guida Aquino, participou da cerimônia de inauguração do novo prédio destinado ao Depósito Patrimonial, localizado no campus sede, em Rio Branco. Este espaço é essencial para preservar e conservar os bens móveis permanentes da instituição, atendendo a uma demanda antiga da universidade, que até então dispunha apenas de um almoxarifado para materiais de consumo.

O novo prédio, construído em conformidade com rigorosos padrões de segurança e sustentabilidade, abrange uma área construída de 590 m². Este espaço possui 144 módulos de armazenamento, escritório, banheiro com acessibilidade e depósito para material de limpeza. O piso de concreto usinado é reforçado para suportar o trânsito de carretas e caminhões, que podem acessar o interior do prédio por um portão principal destinado a carretas e um secundário para caminhões menores. O depósito é isolado por cerca, e o controle de entrada na área de manobra, carga e descarga, é realizado por dois portões de abertura e fechamento controlados remotamente.

Ufac Inaugura Novo Prédio para Depósito Patrimonial.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, expressou sua satisfação pela entrega desta obra, ressaltando sua relevância para a universidade e o setor de patrimônio. "Estou muito feliz em entregar uma obra que, apesar de parecer pequena, é de grande importância para a universidade e para o setor de patrimônio", disse ela. "Cada obra que entregamos representa uma melhoria para a universidade. É importante reconhecer que esta obra contou com o esforço de várias mãos até ser inaugurada".

O pró-reitor de Administração da Ufac, Tone Eli, destacou os benefícios do novo Depósito Patrimonial para a comunidade acadêmica. "Esta era uma demanda antiga da universidade, um local adequado para armazenar nossos bens. Estamos prestes a realizar um grande inventário patrimonial, então precisamos deste espaço, agora adequado para esse trabalho", afirmou o pró-reitor. "Mesmo enfrentando restrições orçamentárias para investimentos, gostaria de parabenizar a Administração Superior que compreendeu a importância desta obra e a priorizou, não medindo esforços para sua conclusão no prazo; quem ganha é a Ufac".

Além da reitora Guida Aquino, participaram da solenidade de inauguração do novo Depósito Patrimonial o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; o diretor de Material e Patrimônio, Arlem Cavalcante; e o coordenador de Patrimônio, Robson Mendonça.