Notícias

Mesas temáticas abrem Planejamento Estratégico 2024-2033

publicado: 21/06/2023 08h59, última modificação: 22/06/2023 15h10
Ufac inicia construção do Planejamento Estratégico para 2024-2033.jpeg

A Universidade Federal do Acre (Ufac) deu início, na manhã de terça-feira, 20, ao processo de construção do Planejamento Estratégico 2024-2033 com a realização de mesas temáticas no Teatro Universitário do campus-sede, em Rio Branco. O primeiro dia contou com duas mesas, sendo a primeira pela parte da manhã e a segunda pela parte da tarde. 

O evento promove discussões, análises e visa aumentar a participação da comunidade acadêmica, além de captar informações que serão utilizadas no desenvolvimento do trabalho. As mesas temáticas contam com a participação de pessoas com conhecimento reconhecido dentro dos temas apresentados, visando contribuições relevantes para a Ufac.

A reitora da Ufac, Guida Aquino lembrou a importância do processo de construção do Planejamento Estratégico. "Este é o momento da gente ouvir, refletir e debater de forma construtiva, respeitosa e democrática. Esta é a universidade, é o nosso metiê", disse a reitora. 

Guida ressaltou ainda a importância da missão da Universidade na sistematização e produção do conhecimento nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. "Isso é importante para que possamos formar cidadãos críticos para o desenvolvimento da nossa sociedade. Esta é a missão que vamos continuar persistindo.". 

A Mesa 1, mediada pela reitora da Ufac, Guida Aquino, com o tema "Universidades Federais na Amazônia: Cenários, Desafios e Perspectivas", conta com a participação do reitor da Universidade Federal do Pará, Emmanuel Tourinho, (participando por videoconferência) e a reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará, Aldenize Ruela Xavier. 

Pela parte da tarde, a Mesa 2 tem como tema "Educação Superior do Futuro". Esta mesa tem como participantes o presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi e o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal de Santa Maria, Jerônimo Siqueira Tybusch. Esta mesa será mediada pela pró-reitora de Graduação da Ufac, Ednaceli Damasceno. 

Ufac inicia construção do Planejamento Estratégico para 2024-2033 com realização de mesas temáticasO Planejamento Estratégico é um processo dinâmico de gestão que direciona os objetivos e a visão de longo prazo da Universidade Federal do Acre. Ele abrange todas as áreas da instituição, tanto em Rio Branco quanto em Cruzeiro do Sul, e tem um horizonte de vinte anos. É um trabalho abrangente e intenso, envolvendo tanto aspectos acadêmicos quanto administrativos.

O evento é transmitido ao vivo pelo canal da Ufac TV na plataforma YouTube. Dessa forma é possível garantir a participação do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A comunidade é convidada a participar do processo por meio de um formulário de contribuições disponível no painel do Planejamento Estratégico 2024-2033 no site da Ufac. 

Participaram também da mesa de honra na solenidade de abertura do evento o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; o pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Isaac Dayan Bastos da Silva.