Notícias

Ufac inicia matrículas de alunos aprovados no Enem/Sisu-2023

publicado: 03/03/2023 10h30, última modificação: 03/03/2023 11h29
SISU.jpeg

A Ufac iniciou o processo de matrícula dos estudantes aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) via Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2023. Estão disponíveis 1.880 vagas em 39 cursos de graduação da instituição no campus-sede, em Rio Branco, e no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. A novidade é a oferta de 50 vagas para a primeira turma do curso de Ciências Contábeis. Aprovados na 1ª chamada devem efetuar a matrícula on-line a partir de quinta-feira, 2, até quarta-feira, 8.  

A partir deste ano o processo de matrícula ocorre somente on-line. Antes de realizar o procedimento, todos os candidatos devem ler atentamente o edital Prograd n.º 07/2023, que trata da classificação no processo seletivo para ingresso nos cursos de graduação da Ufac no 1º semestre de 2023. As modalidades de inscrição no certame incluem vagas de ampla concorrência e de políticas inclusivas e afirmativas.  

Todo o procedimento de matrícula é feito on-line, exceto para os candidatos autodeclarados pessoa negra (preta ou parda), indígena ou pessoa com deficiência, que concorrem às vagas de ações afirmativas e da Lei de Cotas, que contam com uma etapa presencial na Ufac. Nesses casos, a matrícula somente será deferida após a análise da documentação e os resultados dos procedimentos da Comissão Permanente de Heteroidentificação e Comissão Permanente de Validação de laudos médicos de Pessoas com Deficiência. 

Passo a passo para acesso ao edital Sisu-2023 no site da Ufac

Para acessar a página com o edital no site da Ufac, o candidato deve seguir este caminho: Site da Ufac > Editais e Concursos > Enem/Sisu-2023/1 > Seleção Atual Vigente > Edital Enem/Sisu-2023 - 1ª Edição de 2023 (1º Semestre Letivo de 2023). Na página do edital Enem/Sisu-2023, no item Chamadas/Convocações, é onde serão publicadas as convocações dos estudantes aprovados. 

Na página da 1ª chamada está o edital de matrícula institucional, a lista de convocados, a cartilha de cadastro de usuário externo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e uma série de documentos que precisam ser preenchidos por alguns candidatos.  

O resultado do Sisu-2023 foi publicado em 28 de fevereiro. O período de matrículas da 1ª chamada regular ocorre entre 2 e 8 de março. A manifestação da lista de espera ocorre entre 28 de fevereiro e 8 de março. 

Histórico escolar

O histórico escolar de conclusão do ensino médio é imprescindível; os candidatos classificados no Enem/Sisu devem entregá-lo mesmo se não estiver carimbado pelo Corines, com o comprovante de protocolo da Oca, que atesta que o candidato entrou com pedido para carimbá-lo, e com o termo de compromisso, devidamente assinado, o qual, no edital de 1ª chamada, está no Anexo V — Termo de Compromisso-Corines.

Bônus regional

Candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas regulares e presenciais, públicas ou particulares, de municípios do Estado do Acre e dos municípios de Guajará e Boca do Acre (AM) e Nova Califórnia, Extrema e Vista Alegre do Abunã (RO) têm direito ao argumento de inclusão regional, que consiste num bônus de 15% sobre a nota final do Enem, o qual poderá ser revisto a qualquer tempo pela comissão de organização dos processos seletivos do Sisu na Ufac.