Notícias

Ufac obtém 5º lugar em etapa das Paralimpíadas Universitárias

publicado: 25/07/2023 12h21, última modificação: 26/07/2023 06h55
250720235.jpeg

A Ufac obteve o 5º lugar geral entre 19 instituições que participaram das Paralimpíadas Universitárias-2023 (regional Nordeste), ocorrida de 18 a 22 de julho, em João Pessoa. Sete atletas do Clube Paralímpico Acreano, representando a universidade, conquistaram medalha nas modalidades de bocha e natação. O evento contou com a participação de 17 atletas paraolímpicos acreanos, incluindo representantes das universidades Estácio de Sá, Faveni e Unopar.

A competição visa estimular a participação de estudantes universitários com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas das instituições de ensino superior do país. Nesta edição, participaram 274 atletas de 18 Estados brasileiros. As paraolimpíadas integram a Conexão Paralímpica, organizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, a qual reúne crianças, jovens, universitários e militares com deficiência, disputando competições paralelas no mesmo espaço e momento. 

O aluno e atleta José Aurismar Braga, do curso de Direito da Ufac, conquistou medalha de ouro na bocha e defendeu a importância do esporte como forma de resgate e inclusão para os estudantes com deficiência. “É muito gratificante representar nossa Ufac e a classe de pessoas com deficiência”, disse. “Os incentivos que tivemos da universidade, no formato de bolsas, foram fundamentais para que chegássemos à competição.”

250720236.jpg

A Ufac conta com o programa curricular de extensão Esporte Paralímpico na Ufac/Comunidade, realizado em parceria com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), com duração de dez meses (de dezembro de 2022 a setembro de 2023). O programa tem como objetivo contribuir com ações de extensão e cultura junto à sociedade nas ações afirmativas de impacto social, como é o caso da inclusão das pessoas com deficiência no esporte, sejam da comunidade interna ou externa à Ufac. 

(Colaborou Bárbara Silva, estagiária Ascom/Ufac)