Ufac orienta alunos do ensino médio com Jornada das Profissões

publicado: 14/11/2023 14h05, última modificação: 14/11/2023 14h05
Ufac orienta alunos do ensino médio com Jornada das Profissões.jpg

A Pró-Reitoria de Graduação da Ufac realiza a Jornada das Profissões, evento voltado a alunos do ensino médio, principalmente de escolas públicas estaduais. O objetivo é apresentar os cursos de graduação oferecidos pela universidade, fornecendo informações para que os jovens escolham suas futuras profissões, além de integrar a comunidade acadêmica e a sociedade. A jornada ocorre nesta terça-feira, 14, no Teatro Universitário e hall do Centro de Convenções, campus-sede; são esperados 800 alunos pela manhã e mais 800 à tarde.

Além dos estandes informativos sobre os cursos, o evento oferece aos alunos a chance de conhecer a infraestrutura da universidade, incluindo visitas guiadas a Biblioteca Central, laboratórios de ensino, Parque Zoobotânico e complexo de Medicina Veterinária. O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado de Educação para transporte dos estudantes das escolas estaduais para o campus-sede.

Ufac orienta alunos do ensino médio com Jornada das Profissões (2).jpg

A reitora Guida Aquino destacou a importância da assistência universitária para garantir a permanência e o sucesso dos alunos. “A Ufac é um local público, de diálogo e formação; e ela é, sim, inclusiva. Nossa clientela é de 70% a 80% em situação de vulnerabilidade socioeconômica”, disse. “Então nós precisamos não apenas receber os estudantes, mas fazer com que permaneçam na universidade. Para isso, muitos precisam de bolsas e auxílios, além de acesso a alimentação balanceada com preços acessíveis.”

Para a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, a Jornada das Profissões é uma iniciativa fundamental. “A Ufac é uma instituição pública e gratuita, comprometida com a educação de qualidade e acessível a todos. Com 54 cursos de graduação, oferecemos uma diversidade de opções para atender aos diferentes interesses e aspirações dos alunos”, contou. “Nosso objetivo é esclarecer dúvidas e abrir horizontes para esses jovens em um momento decisivo de suas vidas acadêmicas e profissionais.”

Também participaram da mesa de honra na solenidade de abertura a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Lima Carvalho; o pró-reitor de Extensão e Cultura, Carlos Paula de Moraes; e o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Isaac Dayan Bastos da Silva.