Ufac promove 1º Simpósio Jurídico de Direito do Campus Floresta

publicado: 02/03/2023 17h02, última modificação: 02/03/2023 17h02
Ufac promove 1º Simpósio Jurídico de Direito do Campus Floresta.jpeg

A Ufac realizou a abertura do 1º Simpósio Jurídico do Curso de Direito do Campus Floresta, nessa quarta-feira, 1, no Teatro Universitário do Moa, em Cruzeiro do Sul. O evento termina nesta sexta-feira, 3, propondo reflexões sobre a mulher no universo jurídico. A abertura contou com a palestra “Violências de Gênero no Âmbito do Sistema de Justiça”, ministrada pela defensora pública Carolina Matias Vechhi.

A reitora Guida Aquino parabenizou as mulheres pelo Mês da Mulher e lamentou que o Acre tenha a maior taxa de feminicídio do país. “Precisamos mudar esse cenário de violência contra as mulheres”, disse. “Elas precisam ocupar mais espaços de poder, ter mais representação no universo jurídico e na política; precisam ser ouvidas e não silenciadas.”

Além de discutir questões alusivas à mulher no âmbito jurídico, o evento tem como objetivo incentivar os alunos e a comunidade ao debate sobre questões contemporâneas relacionadas ao Direito, compreendendo como elas afetam a vida em sociedade. O simpósio, organizado pelo curso de Direito do campus Floresta, tem como coordenador-geral o professor Gabriel Caldas, com apoio dos alunos.

Uma das atrações culturais do simpósio foi a batalha de poesia falada, apresentação intitulada slam, realizada pelas artistas Flávia Barboza d’Avila, conhecida como Poeta da Terra, e Karen Loiane Silva de Souza, a Kaeli. As duas fazem parte do Coletivo Slam de Cruzeiro do Sul.

Também participaram da solenidade a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; o diretor do Centro Multidisciplinar (CMulti), Hugo Mota Ferreira Leite; a coordenadora do curso de Direito do campus Floresta, Fabiana David Carles; a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil — subseção do Vale do Juruá, Ocilene Alencar; a assessora especial de Políticas Humanitárias de Cruzeiro do Sul, Maria de Lourdes Lima Verde da Silva; o defensor  público João Augusto Câmara da Silveira; e o delegado de Polícia Civil Leonardo Meyohas Neves.