Ufac promove reunião de pró-reitores de graduação da região Norte

publicado: 09/11/2023 14h02, última modificação: 09/11/2023 14h14
Ufac promove encontro de pró-reitores de graduação da região Norte.jpg

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Ufac iniciou o Encontro do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino Superior da Região Norte e o Fórum Permanente de Graduação, nesta quinta-feira, 9. O encontro, que ocorre no espaço e-Amazônia, campus-sede, tem como tema central “Diálogos sobre Acesso, Permanência e Êxito no Ensino Superior das Universidades Federais da Região Norte”.

O evento, que se desdobra em formato híbrido, tem como meta principal a discussão de temas fundamentais para o ensino superior nas instituições públicas federais da região Norte. A intenção é compartilhar e debater problemas, desafios e perspectivas que são comuns a essas instituições, com o objetivo de fortalecer ações e estratégias que possam elevar a qualidade do ensino nos cursos de graduação.

A conferência de abertura foi ministrada pelo reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, intitulada “Qualidade e Indicadores da Graduação das Universidades Federais: Acesso, Permanência e Êxito no Ensino Superior”. Ele abordou questões pertinentes aos indicadores de qualidade e aos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior para garantir acesso, permanência e sucesso dos estudantes.

A reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da colaboração e união entre as universidades da região Norte frente às adversidades e assimetrias enfrentadas. “A Ufac, junto com outras instituições parceiras, está empenhada em superar os desafios logísticos e financeiros que impactam nossa comunidade. Estamos unidos não apenas por laços de amizade, mas pelo compromisso comum de avançar com o ensino superior na nossa região.”

A pró-reitora de Graduação da Ufac e coordenadora do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Instituições Federais de Ensino da Região Norte, Ednaceli Damasceno, abordou a importância do diálogo educacional para os estudantes. “Nossa missão é discutir e promover o acesso, a permanência e o êxito no ensino superior. Estamos realizando um evento que integra pró-reitores e coordenadores de curso para debater temas cruciais, como a evasão estudantil, a curricularização da extensão e inovações curriculares.”

Também compuseram a mesa de honra de abertura o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira; a pró-reitora de Graduação da UFPA, Loiane Verbicaro; a pró-reitora de Graduação Adjunta da Universidade Federal do Amazonas, Vanessa Klisia Ferreira; e Heitor Oliveira, representando o pró-reitor de Graduação da Universidade Federal do Tocantins, Eduardo José Cezari.