Ufac realiza 2º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre

publicado: 30/10/2023 18h17, última modificação: 30/10/2023 18h17
Ufac realiza 2º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre (2).jpg

A Ufac realiza o 2º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre, com o tema “Fortalecendo Identidades Culturais, Meio Ambiente e Liberdade nos Territórios Indígenas no Acre”. O evento começou nesta segunda-feira, 30, e termina nesta terça-feira, 31, no anfiteatro Garibaldi Brasil, campus-sede, com apoio do Coletivo dos Estudantes Indígenas da Ufac.

O evento também será realizado em Feijó (AC), em 4, 5 e 6 de novembro, e no campus Floresta, em Cruzeiro do Sul (AC), em 8 e 9 de novembro. A reitora Guida Aquino ressaltou o papel social da instituição ao promover eventos de extensão. “A coordenação e o apoio a eventos de tamanha relevância são fundamentais para a universidade. O papel da extensão é de caráter social, visando trazer pessoas para a Ufac, bem como atender as demandas da nossa população. É essencial que tenhamos iniciativas para beneficiar nossa comunidade.”

Além disso, a reitora disse que, sendo a Ufac a única universidade pública federal do Estado, é preciso dar oportunidades de acesso à educação superior para os povos indígenas. “Seja na graduação, na pós-graduação, na pesquisa ou nos nossos projetos de extensão, precisamos mostrar a nossa cara, que é cara dos povos tradicionais, do povo da floresta e do povo acreano.”

O coordenador do evento, Francisco Pinheiro de Assis, lembrou que o seminário é coordenado integralmente por alunos indígenas. “O projeto surgiu há dois anos, com o envolvimento direto de estudantes de Rio Branco, Tarauacá (AC), Feijó e Cruzeiro do Sul, com o objetivo de desenvolver ações baseadas em suas vivências acadêmicas.”

Segundo ele, uma das metas da gestão atual é estreitar os laços entre a universidade e seus estudantes indígenas. “Este projeto tem sido crucial para aumentar a presença e a visibilidade desses alunos na instituição”, afirmou. Ele acrescentou que, como resultado direto desse trabalho, vários alunos indígenas se mobilizaram, formaram grupos e movimentos estudantis.

Ufac realiza 2º Seminário dos Acadêmicos Indígenas do Acre.jpg

Para o estudante do 8º período do curso de Engenharia Florestal do campus-sede, Wytlen Apurinã, o seminário é algo diferente do que a universidade costuma oferecer aos estudantes indígenas. “Esse seminário abre espaço para mostrarmos nossos trabalhos e aproximar nossas aldeias, nossas terras indígenas da universidade”, ponderou. “Queremos fazer um álbum e um documentário sobre cada cultura dos indígenas que participam do seminário e apresentar isso na Ufac.”

Também participaram da mesa de honra da solenidade de abertura o vice-reitor, Josimar Ferreira; a diretora de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Grace Gotelip; o representante da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Jeferson Teixeira; a vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do Ifac, Alcilene Alves; a assessora técnica da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas, Liliane Puyanawa; o representante do movimento estudantil da Ufac, Danilo Viana; o representante do coletivo dos Estudantes Indígenas da Ufac, Samuel Arara; e o coordenador Regional da Funai, Júnior Manchineri.