Ufac realiza 2º Workshop de Empresas Juniores no campus-sede

publicado: 17/08/2023 06h32, última modificação: 17/08/2023 06h33
170820231.jpeg

A Ufac realizou solenidade de abertura do 2º Workshop de Empresas Juniores, que tem como tema “Um Olhar Empreendedor com Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: Construindo o Profissional do Amanhã” e visa promover troca de experiências, com palestras e rodas de conversa. O evento, que conta com a parceria do Sebrae-AC e do governo do Estado, iniciou nesta quarta-feira, 16, e termina nesta quinta-feira, 17, no Centro de Convivência, campus-sede.

O vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira, representou a reitora Guida Aquino na abertura. “Queremos provocar nossos alunos a sair do processo fechado de sala de aula, com quadro, slides, e pensar para além da formação, pensar em empreender”, disse, “para que, ao finalizar a graduação, eles possam conduzir uma vida empresarial ou empreender em diferentes áreas.”

170820232.JPG

O workshop reuniu aproximadamente cem integrantes de empresas juniores da Ufac. Entre eles, a aluna do 10º período de Engenharia Florestal do campus Floresta, Vanderlândia Furtado. Ela participa com uma equipe de cinco alunos da empresa Júnior Juruá. “Estamos batalhando para criação da nossa empresa júnior desde 2019; o intuito é trazer alunos para nossa empresa para realização de estágio, auxiliar nessa importante fase da formação acadêmica e apresentar a visão empreendedora”, comentou.

O diretor de Ações de Extensão da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), Gilvan Martins, representando o pró-reitor Carlos Paula de Moraes, anunciou a publicação de um edital de apoio às empresas juniores da Ufac e o projeto de criação de uma central de empresas juniores na Proex, a fim de prestar atendimento especializado aos estudantes.

“Queremos promover uma troca de experiências, visto que a maioria das empresas mapeadas pela Proex estão em processo inicial de criação”, contou Martins. “Trazemos convidados externos e parceiros para dar suporte a essas empresas, contribuindo para que nossos estudantes possam vislumbrar o que outras empresas já alcançaram.”

Também participaram da solenidade de abertura a líder de Comunidade do Sebrae-AC, Angélica Jorge; a presidente da Federação das Empresas Juniores do Acre, Beatriz da Silva; e os representantes da Brasil Júnior, Isis Fenner de Oliveira e Felipe Hori Simões.