Ufac realiza curso de formação científica para estudantes

publicado: 21/06/2023 13h42, última modificação: 22/06/2023 05h01
210620232.jpeg

A Ufac realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, a abertura do Curso de Formação Científica, com o professor Gilson Luiz Volpato, no Anfiteatro Garibaldi Brasil, no campus sede, em Rio Branco. O curso, que vai até o dia 23, é uma ação do Projeto de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Amazônia Legal (PDPG). A formação é voltada para estudantes dos cursos de pós-graduação, cujo objetivo é capacitar pesquisadores e aumentar a produção científica.

O evento, que conta com recursos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), foi inicialmente pensado para os estudantes dos três grupos de pós-graduação envolvidos no Projeto de Desenvolvimento da Pós-Graduação da Amazônia Legal (PDPG). São eles: o Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva, o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação e o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde na Amazônia Ocidental. Porém as inscrições foram abertas a todos os estudantes da pós-graduação, tendo alta procura e gerando lista de espera.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Margarida Lima Carvalho, ressaltou que a ciência é um tema muito relevante para o desenvolvimento de um país e uma região. "Sabemos que a universidade do futuro vai se fazer ciência com pesquisa", destacou ela. "Reunimos neste evento alunos e professores dos mais variados cursos de pós-graduação numa temática relevante, importante e necessária para que a gente realmente consiga fortalecer a pós-graduação na Amazônia", afirmou Margarida.

Segundo a coordenadora do Programa de Pós-Graduação de Saúde Coletiva da Ufac e coordenadora do PDPG, Andreia Moreira de Andrade, o curso surgiu a partir de um desejo dos coordenadores dos três programas em investir no processo formativo dos docentes e discentes da pós-graduação.

"Temos um déficit na produção científica no Brasil, principalmente na nossa região. Percebemos certa dificuldade para que o discente encontre o caminho para a escrita científica. Ele consegue fazer o experimento, consegue produzir a ciência, mas tem uma dificuldade para a escrita. O curso veio para que a gente possa desenvolver esse processo da escrita científica", disse Andreia.

O palestrante

Gilson Luiz Volpato atua há mais de 46 anos na academia científica, dedicou 35 anos ao ensino da ciência e redação científica. Já ministrou mais de 1600 eventos presenciais. Atualmente é professor responsável pela disciplina de Redação Científica na Pós-Graduação da Faculdade de Medicina da USP/São Paulo. Autor de 12 livros na área de ciência e redação científica.

210620233.jpeg