Notícias

Ufac realiza solenidade do programa Mais Médicos para o Brasil

publicado: 15/08/2023 08h33, última modificação: 15/08/2023 08h34
150820235.jpeg

A Ufac, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Saúde (MS) realizaram solenidade de acolhimento de 36 médicos recém-empossados no programa Mais Médicos para o Brasil. Os profissionais estão alocados no município de Rio Branco e participam de uma formação na universidade durante o período em que permanecerem no programa do governo federal. O evento ocorreu nesta quinta-feira, 10, no Centro de Convenções, campus-sede.

O Mais Médicos para o Brasil é um programa interinstitucional entre MEC e MS. Cabe ao MEC a parte formativa do profissional, sendo a Ufac a instituição supervisora do programa no Acre.

A professora da Ufac, coordenadora do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva e apoiadora institucional do MEC, Andréia Moreira de Andrade, trabalha prestando apoio aos médicos, tutores e supervisores do Grupo Especial de Supervisão, que são médicos que atuam na saúde indígena, ribeirinha e regiões de difícil acesso.

“É importante destacar o papel central da supervisão acadêmica no programa, tendo em vista que o médico recebe uma bolsa e precisa passar pelo processo formativo durante o período em que permanece no Mais Médicos”, disse Andréia. “O projeto firma compromisso com o processo formativo desses médicos, uma vez que garante a supervisão acadêmica, uma especialização lato sensu e mestrado profissional para os que assim desejarem.”

O evento reuniu representantes do governo do Acre e da Prefeitura Municipal de Rio Branco, que também são parceiros do programa. Ao todo, são 56 novos médicos atuando pelo Mais Médicos no Estado.

Também participaram da solenidade o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira, representando a reitora Guida Aquino; o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom; a representante do MS no Acre, Graça Almeida; o secretário estadual de Saúde, Pedro Pascoal; o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde, Vitor Lima Martinelli; a representante da Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco, Rafaela Brito; e a referência regional do programa Mais Médicos no Estado do Acre, Ranna Kíssia Alves das Neves.