Ufac sedia plenária estadual do Plano Plurianual participativo

publicado: 29/05/2023 08h40, última modificação: 31/05/2023 08h05
290520231.jpeg

A Ufac sedia a plenária estadual do Plano Plurianual (PPA) participativo, do governo federal, para o período de 2024 a 2027, com o objetivo de permitir a participação da sociedade na indicação de políticas públicas prioritárias para o Brasil. O evento ocorre neste sábado, 3, das 10h às 13h, no Teatro Universitário, campus-sede, com a participação da ministra de Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Alunos e professores da Ufac que participarem da plenária, mediante inscrição, obterão certificado de três horas de atividade acadêmica de extensão. Porém, essa inscrição é somente para emitir o certificado; para participar da plenária, inscreva-se no site Gov.br.

As plenárias serão realizadas em todos os Estados do país. Principal instrumento de planejamento orçamentário de médio prazo do governo federal, o PPA define as diretrizes e as metas da gestão pública, contemplando despesas de capital, como investimentos.

Além das plenárias participativas, o governo federal também lançou um sistema eletrônico que permite à sociedade apresentar propostas do que deve ser prioridade em cada região e votar nos programas. A plataforma Brasil Participativo irá receber contribuições até a última plenária, marcada para 10 de julho.

Em julho e agosto, as propostas e programas mais votados serão analisados pelo governo federal. Em seguida, constarão no projeto de lei encaminhado para o Congresso Nacional até 31 de agosto, que deverá ser votado ainda em 2023 para ser colocado em prática a partir de 2024, com demandas e contribuições da população brasileira.