Universidades do Norte publicam nota sobre Fator Amazônia

publicado: 17/06/2023 12h59, última modificação: 17/06/2023 13h00
andifes site.png

ANDIFES — REGIONAL NORTE NOTA OFICIAL

A recente aprovação no Conselho Pleno da Andifes, em sua 159.ª Reunião Extraordinária, ocorrida em 16 de junho de 2023, na Universidade Federal do ABC – Campus Santo André, para encaminhamento ao Ministério da Educação (MEC) da inclusão do “Fator Amazônia” no Orçamento de 2024, indubitavelmente, constitui importante conquista visando a promoção da justiça social. O valor representa 10% no indicador de aluno equivalente para os cursos na região amazônica.

O “Fator Amazônia” demonstra a necessidade de incrementar investimentos públicos nas Instituições de Ensino da região, como modo de diminuir as assimetrias entre as regiões brasileiras. Assim, deve ser encarado não somente como mais um item de impacto na matriz Andifes e no orçamento das outras regiões, mas como um estímulo para que o desenvolvimento na Amazônia não permaneça tão desproporcional em relação ao desenvolvimento das demais regiões, como historicamente vem ocorrendo.

Nesse sentido, parabeniza-se a Comissão de Modelos do Forplad, a Regional Norte de Planejamento e Administração, o Fórum de Reitores Norte, a Andifes e, em especial, a Diretoria de Desenvolvimento de Rede de IFES (DIFES/MEC) e a Secretaria de Educação Superior (SESu/MEC), por trazerem à tona a temática.

A consideração dos pontos que integram o “Fator Amazônia”, no momento dessa importante decisão, foi crucial para se buscar minimizar os impactos regionais ao desenvolvimento da Amazônia.

Realmente, um ganho não só para a Amazônia, mas para o Brasil!

Amazônia, Brasil, 17 de junho de 2023.