Aleac promove audiência pública para discutir HU

publicado: 08/04/2024 12h59, última modificação: 09/04/2024 05h33
Aleac promove audiência pública para discutir federalização da Fundação Hospitalar no Acre.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou na manhã desta segunda-feira, 8, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) para discutir a proposta que visa transformar a Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre) no Hospital Universitário (HU), sob a gerência do governo federal. A audiência foi requerida pelo deputado estadual, Adailton Cruz (PSB), e contou com a presença de parlamentares, representantes da área da saúde, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado e da Casa Civil.

Durante a audiência, Guida destacou a importância da estrutura de um hospital universitário para o Acre, e ressaltou a necessidade de aproveitar e expandir a estrutura já existente. “Visamos a implementação de novos serviços hospitalares para a população, além da manutenção e ampliação dos que já são oferecidos pela Fundhacre.” A reitora também destacou a relevância dessa implantação para a fixação de profissionais da saúde no Estado.

A proposta de conversão da Fundhacre no HU foi apresentada no fim de janeiro em reunião com o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, com o governador do Estado do Acre, Gladson Cameli (PP), e com a deputada federal Socorro Neri (PP-AC).

O assessor da presidência da Ebserh, Rodrigo Oliveira, destaca que a proposta teve como base o resultado do relatório produzido pela equipe da Ebserh, quando da visita ao Acre, e em dados do Ministério da Saúde. A análise de viabilidade leva em consideração a oferta de leitos hospitalares e a quantidade de médicos no Estado, além dos investimentos previstos no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “No conjunto de investimentos não caberia a construção de mais um hospital universitário, sendo necessário esse processo de parceria”, pontuou o assessor.

Rodrigo Oliveira também afirmou o compromisso da estatal de ampliar a saúde pública no Estado. “A Ebserh conta com uma rede de hospitais federais que garante a infraestrutura necessária para as universidades garantirem o ensino, pesquisa e inovação e atendimentos de qualidade com investimento federal”, disse. “A ideia é de somar esforços para garantir um hospital com maior porte e maior adensamento tecnológico, com uma parceria junto ao governo do Acre.”

Ter um hospital universitário compondo a maior rede de hospitais públicos do Brasil, com a possibilidade de ampliação, troca de experiências e produção de soluções conjuntas para o desenvolvimento da questão hospitalar no estado do Acre, é uma potência. Torna-se possível desenvolver o processo de residência, ampliar a fixação de profissionais, ampliar a pesquisa, o ensino e todos os processos de qualificação, liberando os recursos estaduais para maiores investimentos na área da saúde”, acrescentou Rodrigo.