Pesquisa
Artigo analisa mortalidade de árvores com mudanças climáticas
A aluna egressa do pós-doutorado do programa de pós-graduação em Ciência Florestal, da Ufac, Erica Karolina Barros de Oliveira, publicou, em coautoria e inglês, artigo na revista “Ecological Informatics” (v. 84; nível A1 pela Capes, fator de impacto 5.8). A publicação é resultado de seu trabalho no pós-doutorado e contou com a supervisão do professor da Ufac, Rafael Coll Delgado, do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza.
O estudo analisou estimativas de mortalidade de árvores individuais na Amazônia oriental brasileira em intervalos bienais, entre 2005 e 2012, após a aplicação de redução de impacto de registro. Para esse fim, foram desenvolvidos três índices de competição independentes e testados cinco modelos para prever a probabilidade de mortalidade individual das árvores.
O modelo autoregressivo da rede neural se destacou, sendo capaz de prever a mortalidade de árvores ao longo dos anos com precisão. A mortalidade foi correlacionada com a oscilação El Niño-Sul e variáveis climáticas (chuva, temperatura máxima, mínima e média do ar), com resultados satisfatórios e R² superiores a 0,90.
Os achados ressaltam o impacto das condições climáticas, como eventos de El Niño, na mortalidade de árvores, especialmente para árvores com diâmetro à altura do peito de 25 centímetros. “A publicação representa um avanço significativo nas áreas de modelagem computacional e ecologia”, disse Rafael Coll Delgado.
O artigo foi desenvolvido com apoio do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico, da Capes. Erica Karolina Barros de Oliveira atualmente é professora da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri.