Cecane apresenta resultados de trabalho feito entre 2022 e 2023

publicado: 09/02/2024 11h34, última modificação: 09/02/2024 11h34
cecane2.png

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane), instalado no campus-sede da Ufac, apresentou na quarta-feira, 7, o resultado de suas ações nos anos de 2022 e 2023. O centro é uma unidade de apoio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para promover políticas de segurança alimentar e nutricional no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Implementado na Ufac em setembro de 2021, atendendo o PNAE, o Cecane fez viagens a municípios acreanos, realizando fiscalizações, assessorias e capacitações. A coordenadora do centro, professora Vânia Thais Silva Gomes, expôs os resultados alcançados ao longo desses dois anos. “Os resultados que temos obtido são muito gratificantes para as comunidades que ajudamos e para os bolsistas”, disse.

O plano de trabalho contou com fomento à inserção de produtos da agricultura familiar na merenda escolar, como estratégia para assegurar a segurança alimentar e nutricional no Alto Juruá; monitoramento e assessorias às entidades executoras do Acre; e formação de conselheiros da alimentação escolar do Estado do Acre.

Os colaboradores em 2023 atuaram com 52 instituições, 26 federais, 11 estaduais e 15 municipais. Estado e município somam 50.216 alunos e 371 escolas. Foram servidas, nos 200 dias letivos, mais de 10 mil refeições, 320 mil toneladas de alimento por mês e 10,6 mil toneladas por dia, considerando que cada aluno come, em média, 320 gramas diariamente. O trabalho contou com 80 comunidades ribeirinhas distribuídas em cinco municípios do Juruá. O levantamento do PNAE feito na região do Alto Juruá alcançou 1.584 famílias, 96 escolas, 4.778 quilômetros de navegação, 159 comunidades, 212
horas de palestras comunitárias.

A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e o curso de Nutrição trabalharam no credenciamento da Ufac junto ao FNDE para executar o Cecane, realizar formação de conselheiros da alimentação escolar, monitoramento e assessoria às entidades executoras do PNAE no Acre. No ano de 2024 foram acrescentados municípios de difícil acesso: Jordão, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima.

(Elis Caetano, estagiária Ascom/Ufac)