Notícias

Docentes da Ufac são eleitos para Academia de Ciência Agronômica

publicado: 27/11/2024 11h22, última modificação: 28/11/2024 10h57
docentes-da-ufac-sao-eleitos-para-academia-de-ciencia-agronomica.jpg

Os professores Josimar Batista Ferreira, vice-reitor da Ufac, e Sonaira Souza da Silva, do campus Floresta, foram eleitos membros titulares da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA). A eleição ocorreu em assembleia geral, considerando critérios como formação acadêmica e contribuições relevantes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, com foco no desenvolvimento da agronomia no Brasil. O mandato dos membros eleitos é vitalício.

A ABCA, fundada em 2013 durante a 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, tem como missão promover a ciência agronômica em prol de decisões técnicas sustentáveis e inovadoras. A posse oficial dos novos membros ocorrerá em 5 de dezembro, durante a 2ª Assembleia Geral Ordinária de 2024, que será realizada por videoconferência.

Para o professor Josimar Batista Ferreira, ser eleito membro titular da ABCA é um marco significativo em sua trajetória acadêmica e profissional. Ele explicou que sua candidatura foi indicada por um grupo de pesquisadores e destacou a relevância da conquista para a Amazônia.

“Passamos por uma avaliação curricular e vamos integrar a ABCA, o que é uma grande honra como engenheiro agrônomo, filho de produtor rural, formado pela nossa Universidade Federal do Acre”, disse. Ele também destacou sua carreira na docência, que soma 19 anos, e a importância de defender a profissão e contribuir com a agronomia. “Espero honrar fortemente essa profissão da agronomia, em sua defesa sempre, e agradeço àqueles que me indicaram.”

A professora Sonaira Souza da Silva, que atualmente atua no campus Floresta da Ufac, possui uma trajetória marcada pela formação interdisciplinar. Graduada em Engenharia Agronômica, com mestrado em Produção Vegetal e doutorado em Ciências de Florestas Tropicais, ela coordena o Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente. Suas pesquisas estão centradas em análises espaciais de uso da terra, queimadas e incêndios florestais na Amazônia, com foco nos impactos sobre áreas agropecuárias. Além disso, Sonaira é orientadora em programas de pós-graduação em Ciências Ambientais e na Rede Bionorte.